segunda-feira, 18 de maio de 2009

Presença no Externato Ana Sullivan

Com base num dos nossos grandes objectivos iniciais – Interacção directa com portadores de deficiências e o meio que os rodeia – pedimos colaboração ao Externato Ana Sullivan para nos possibilitar e acompanhar nessa experiência.

O Externato tem alunos de diferentes idades e graus de patologias, sendo as mais presentes o Autismo, Anoxia (que resulta em Parelesia Cerebral), Trissomia e Deformações Genéticas.

O ensino neste estabelecimento é fundamentalmente direccionado à educação e integração dos alunos na sociedade, ou seja, a sua adaptação e comportamento em diferentes locais e contextos sociais. Os alunos são divididos por turmas pequenas consoante o grau de dificuldade e idade, cabe à professora responsável de cada turma orientar a aula de forma a que todos acompanhem e apoiar simultaneamente os vários graus de dificuldade e de interesses.

O convívio entre nós, os alunos, os Professores e auxiliares resultou da nossa presença em actividades como o Torneio de Futebol, nas aulas de Natação e num mini-karaoke entitulado “Atreve-te a Cantarolar”. Os alunos foram os principais participantes nas actividades, participando também na organização destas com a ajuda do corpo docente. Durante estas actividades observamos um grande espírito de integração, alegria, cooperação, entusiasmo, método e empenho entre todos os membros do Externato. A preparação e realização destas são promenorizadas e bastante importantes para a motivação e valorização dos alunos. As aulas de natação permitiu-nos observar os diferentes tipos de dificuldades assim como diferentes metas alcançadas.

A nossa presença no Externato é especialmente, uma experiência valiosa a nível pessoal. Além dos conhecimentos que adquirimos e da interacção com alguns jovens da nossa idade e outros mais novos assim como mais velhos, a receptividade que o corpo docente teve e continua a ter e o entusiasmo que alguns alunos sentem quando nos vêem é bastante gratificante.

A alegria e satisfação que é possível encontrar nestes alunos e corpo docente é a prova que todos nós podemos fazer alguma coisa para melhorar situações que parecem tão complicadas! Apesar de sabermos as dificuldades e limitações que estas pessoas podem ter, deixarmos de olhar para elas de maneira diferente é o primeiro passo!

Foi um prazer envolvermo-nos nesta experiência com o apoio do Externato Ana Sullivan. Agradecemos toda a disposição e receptividade do Colégio especialmente à Dra. Fátima e à Dra. Isabel.

Sem comentários: